Notícias de 2019

SANTO NATAL

Honenagem à Missionação Portuguesa

Venerável D. António Barroso

Com este título e sobre este evento foi publicado um livro da autoria do Prof. Doutor Amadeu Gomes de Araújo, com data de 20 de Outubro de 2020, cuja capa aqui publicitamos, que fica como um marco histórico para memória futura.

Narra os principais momentos das Origens do Padroado Português, passando pelos muitos missionários que ali se formaram, incluindo D. António Barroso, até aos nossos dias. Tal como disse o senhor Padre Superior Geral, Adelino Ascenso da Sociedade Missionária da Boa Nova:

“A Sociedade Missionária da Boa Nova acolhe e saúda Todos os que nos visitam nesta data memorável.

Juntos vamos recordar quantos nos precederam nos Caminhos da Missão”.


José Roque Abrantes Prata

Faleceu no passado dia 9 de Dezembro de 2019, José Roque Abrantes Prata. O Dr. Prata era o mais antigo dos antigos alunos ainda vivo. Tinha entrado no Seminário de Tomar no ano de 1934. Teria completado 99 no dia 30 de Dezembro passado. Era natural de Manteigas e durante grande parte da sua vida foi professor do Liceu. 

Presidiu à direção na ARM nos anos de 1965 e 1966. 

Paz a sua alma.

A) A Direcção da ARM


Pe. António Tavares da Silva

10.3.1930 a 04.12.2019

Faleceu ontem à tarde. O Pe. Tavares, natural de Loureiro (Oliveira de Azeméis), foi ordenado em 29 de junho de 1956, tendo partido no ano seguinte para Pemba (Porto Amélia à data), em Moçambique, onde foi missionário até 1975. A partir de 1980 foi missionário no Brasil enquanto a saúde lhe permitiu, tendo regressado a Cucujães onde passou os últimos tempos. 

O seu funeral é amanhã, sexta-feira às 11h na Igreja Paroquial de Loureiro.

Que o Pai o receba nos Seus Braços. 

a) Direcção


NOTA: Nasceu em Graciosa a 10.3.1930, Loureiro, Oliveira de Azemeis. Era filho de Manuel Tavares da Silva e Rosa Soares. Estudou nos seminários de Tomar, Cernache do Bomjardim e Cucujães. Foi ordenado padre em Cucujães a 29.06.1956. Um ano depois, o P. Tavares fazia parte do grupo enviado pelo Sociedade Missionária para a recém-criada Diocese de Porto Amélia (hoje Pemba), com a missão de ajudar o jovem Bispo a estabelecer as estruturas básicas da Diocese: Secretaria pastoral, formação de padres e leigos. Ao Padre Tavares da Silva entregaram a direção da Esola de Professores Catequistas criada no Chiúre – a base para um laicado adulto e responsável pela promoção humana e pela evengelização de Cabo Delgado. Durante 18 anos realizou intenso trabalho para a formação dos jovens.

Após a indepemdência, em 1975, voltou a Portugal com profundo cansaço que afetou irremediavelmente o seu cérebro para memória de coisas pequenas da vida, mas não destruiu a sua enorme cultura nem a sua personalidade de homen de Deus sempre sorridente e disponível para quem dele precisasse. Tomava remédios diariamente e deitava para o ar o seu stresse em agradáveis passeios na moto que era a sua ferramenta de trabalho. Foi colocado em Cucujães, a colaborar na formação dos seminaristas.

Em 1980 iniciou nova etapa missionária na Diocese de Teófilo Otóni, Minas Gerais, Brasil. Durante 7 anos trabalhou com muita dedicação na paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Em 1987 toda a equipa foi transferida para o Maranhão. O P. António trabalhou nas paróquias de Vargem Grande e, depois, em Chapadinha e Anapurús. Em 1989 teve um enfarte de miocárdio que tratou em S. Luís do Maranhão.

Quando a fraquesa o impediu de voltar ao Brasil, veio morar no Seminário das Missões, em Cucujães, sereno, sorridente, como missionário no sofrimento e na oração continuando disponível, sobretudo para o serviço de confições. Passou os últimos tempos no Lar de Santa Teresinha. Deu a todos os utentes do Lar, e não só, um testemunho de como se pode viver, pacientemente e sem desânimo, com o peso da fragilidade e, por vezes, das incompreensões.

Faleceu no Lar, às 17 horas do dia 4.12.2019. Foi sepultado em Loureiro, junto de sua família, a 6 de Dezembro.

Homem bom de espiritualidade profunda, mariana e pastoral, gozava de forte simpatia, tanto nas equipas missionárias como no meio do povo. Foi diretor espiritual de muitas pessoas e deu testemunho permanente do Cristo que encarnou na sua vida.

Os Missionários da Boa Nova ficam agradecidos a todos os que conviveram com ele e aos que participaram no seu funeral; e ficam muito gratos a todas as pessoas que trataram deste seu irmão, com cuidado e carinho, especialmente nestes últimos tempos. Contamos todos com ele, como intercessor junto do Pai, ao participar na festa da glória e ao entregar o seu Espírito para outros vocacionados à Missão.

(Jerónimo Nunes no Facebook)


No âmbito das comemorações dos 75 anos da ARM, fica aqui o convite para o colóquio “Os Templários, Entre Mitos e Realidades” a realizar no Concento de Cristo em Tomar, a 7 de dezembro pelas 14h30. O colóquio é aberto a todos os interessados. 

Esperamos encontrar-vos por lá. 

18 de Novembro de 2019

a) A Direcção

 


Encontro Regional de Valadares

10-Novembro-2019

Num dia pouco convidativo a sair de casa, a partir das 10 horas, os corajosos lá foram aparecendo no largo da frontaria do Seminário da Boa Nova, em Valares, para mais um encontro, entre amigos e famílias armistas. Pelas 11 horas realizou-se a habitual palestra de actualização de informações de factos já passados. O presidente da Direcção que esteve presente anunciou alguns acontecimentos que se vão realizar, entre eles, um encontro sobre a vida dos Templários que terá lugar no dia 7 de Dezembro no Convento de Cristo, a partir das 14.30 horas no salão do celeiro (?), antiga capela do seminário.

Ler mais

João Francisco da Silva Mendes

Faleceu hoje, 24 de Outubro de 2019 em Anápolis, Goiás, Brasil o senhor João Francisco da Silva Mendes, que foi padre da SMBN, um dos três que foram para o Brasil em 1970. Era natural de Cernache do Bonjardim e entrou no Seminário de Tomar em 1954.

Casou, teve 4 filhos e foi director do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Goiás. Suportou doença prolongada.

Confiando-o a Deus e na solidariedade com a família, rezamos. 

a)Jerónimo Nunes


D. António Barroso

Homenagem à Missionação Portuguesa

20 de Outubro de 2019

Estátua de D. António Barroso

por José Gomes Campinho

No dia 20 de outubro, em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, em frente ao que nasceu como Real Colégio das Missões Ultramarinas, hoje vulgarmente conhecido como o Seminário das Missões, foi inaugurada uma estátua, em bronze, dedicada à missionação portuguesa.

A cerimónia contou com a presença da Conferência Episcopal  Portuguesa, do superior geral da  Sociedade Missionária da Boa Nova, padre Adelino Ascenso, do antigo ministro Guilherme de Oliveira Martins, que foi o orador da sessão, dos presidentes da Câmara da Sertã e da Junta da freguesia de Cernache do Bonjardim e de muitos populares, entre os quais se fez notar a expressiva delegação das gentes da freguesia de Remelhe, Barcelos, onde, em 5 de novembro de 1854, nasceu D. António Barroso.

O levantamento desta estátua pretende homenagear D. António Barroso, missionário na África, na Índia, e bispo na diocese do Porto, bem como os 320 padres missionários, saídos do Real Colégio das Missões Ultramarinas, entre 1856 e 1912, cujos nomes ficaram gravados em bronze na base do monumento. Ler mais


Cernache do Bonjardim 13-10-2019

Curso 1958 Tomar

Comemoração do 61° aniversário do início do curso dos alunos de 1958

Reuniram-se no Seminário de Cernache do Bonjardim em 13-10-2019 os alunos do ano de 1958 num dia de intenso convívio em que em uníssono formulamos um desejo comum: Que todos continuem a ter uma mente sã num corpo são ( como aprendemos no seminário desde o 1° ano “Mens sana in corpore sano”).

a) Domingos Cardoso Fernandes 

Ler +

Cernache do Bonjardim - 20 Outubro de 2019

Encontro Extraordinário

D. António Barroso

Meus caros. 

No próximo dia 20 de outubro, haverá um encontro de antigos alunos em Cernache do Bonjardim. 

O encontro terá início ás 10h com a missa, seguido de um tempo para por a conversa em dia, e almoço às 13h. Às 16h haverá a inauguração, em frente ao seminário, da estátua do D. António Barroso.

É importante que façam a vossa inscrição, através deste e-mail, do telefone 93 777 60 17, ou no formulário  https://forms.gle/AbPz97ztfP2UvANJA, para organizar o almoço. 

a) A direcção

 


O padre e professor universitário Anselmo Borges vai proferir uma conferência sobre «Já não há Valores?» no dia 27 de setembro, às 21h00, no Museu Diocesano de Lamego.

Após a palestra vai ser lançado o livro do conferencista que tem por título «Conversas com Anselmo Borges – A Vida, as Religiões, Deus» que tem a chancela da Gradiva, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

75.º Aniversário da ARM

(13-5-1944 a 13-5-2019)

Aproveitando as comemorações do 75.º aniversário da ARM, anunciamos a todos os Armistas que acabamos de colocar “on line” um novo PORTAL da ARM, que em nada difere do anterior a não ser no seu aspecto visual. E fizemo-lo pelo facto do anterior ter estado permanentemente à mercê dos ataques de piratas, que dezenas de vezes o destruiram. Mas teimosamente, dezenas de vezes foi restaurado e reconstruído com êxito. No entanto ficou muito fragilizado.

A nossa paciência estava quase no limite. Mas a desistência não seria o melhor caminho para um guerreiro. Por isso pacientemente construimos uma salvaguarda de todo o material publicado ao longo dos últimos 11 anos (2008-2019). Recordamos que o Blogue da ARM – https://arm-smbn.blogspot.com/, foi lançado em 2008  e é, na verdade, a base da reconstrução deste novo Portal –  https://www.arm75.boanova.pt, que é da inteira responsabilidade do seu editor e autor.

Vai estar no ar por um espaço temporal relativamente curto, que será ditado pela publicação “On Line” de nova plataforma da Sociedade Missionária da Boa Nova, mais segura, pensamos nós,  que a anterior. Até lá disfrutem deste trabalho de amador que, apesar das suas insuficiências e juntamente com a ajuda do Blogue https://arm-smbn.blogspot.com/, pretende unicamente manter informada a comunidade armista.

17-5-2019

a) Quim Alves 


Francisco Mayor Sequeira

11-11-2019

Caros Armistas, 

Faleceu hoje com 90 anos o Pe. Mayor Sequeira. Era natural de Vale da Coelha (Almeida), foi ordenado em 29 de junho de 1956 trabalhando como missionário em Moçambique e no Brasil. 

As cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, 12 de setembro, em Cucujães. 

Que o Senhor o receba no seu Reino. 

a) Direcção

Nota biográfica: O Padre Francisco Mayor Sequeira foi ordenado presbítero a 29 de junho de 1956, depois dos estudos nos Seminários de Tomar, onde entrou a 29 de setembro de 1942, Cernache do Bonjardim e Cucujães.

Trabalhou como formador nos seminários da SMBN, foi nomeado diretor dos Irmãos Auxiliares e adjunto da Editorial Missões, em agosto de 1956. Partiu para as missões de Porto Amélia (Pemba – Moçambique) dois anos depois; Foi superior da missão do Chiúre, em 1960, e depois, escolhido como superior-regional.

O missionário da Boa Nova foi também enviado para o Brasil, em setembro de 1980, onde foi pároco de Pérola (Paraná), formador no Lar de Belo Horizonte, novamente pároco – Iguatemi, Sete Quedas (Mato Grosso do Sul), e superior regional.

O sacerdote, que faleceu aos 90 anos, nasceu em 3 de março de 1929, na freguesia de Vale da Coelha, concelho de Almeida, Diocese da Guarda.

O Padre Francisco Mayor Sequeira era um colecionador. Fez uma “grande recolha de orações populares e adivinhas”. E no Brasil, por exemplo, nos tempos livres, “fez uma variadíssima coleção de borboletas, com o contributo dos paroquianos”. Era também “amante da fotografia” e, em Super 8, filmou “muitas coisas interessantes” em África e no Brasil.

D. António Barroso - Boletim XXVII

Acaba de sair o Boletim XXVII do Venerável D. António Barroso. Dado o intereese que nos toca directamente, damos conta do que nos diz a prepósito na sua primeira página, o nosso Colega e Amigo, Amadeu Gomes Araújo:

“Como bem recordamos, no ano passado ocorreu o centenário da morte de D. António Barroso, declarado Venerável por Decreto de 16 de Maiode 2017.” Ler +


Boletim da ARM - 122

Acabamos de publicar o Boletim n. 122 da ARM, que pode ser lido e consultado, como habitualmente, no servidor do SCRIBD. Este boletim no formato de papel já foi enviado a todos os Armistas com endereços correctos dos CTT. O formato digital, todos os Armistas com e-mails o recebem. Se porventura o perderem podem sempre recuperá-lo no servidor “Scrbd“. Tanto este exemplar como todos os que já foram publicados desde 2008.

Lembramos que o nosso Boletim passou a ser publicado apenas uma vez por ano, focando os acontecimentos mais marcantes da vida da nossa associação. Todas as demais informações são veiculadas através der e-mails e publicadas no site da ARM: https://arm.boanova.pt.


Encontro Regional de Trás-os-Montes

Como sabem, no passado dia 17 de agosto tivemos o nosso encontro em Vimioso.
Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre as quais o Sr. Dom José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, o Padre Adelino Ascenso, Superior Geral da SMBN, o Padre Farias, missionário da SMBN, o Dr. Artur Nunes, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro e o Fernando Silva, presidente da ARM – Associação Regina Mundi. Ler +


UM SORRISO PARA TI

Julho de 2019

A ARM continua a apoiar as crianças que frequentam as escolinhas das paróquias do Sagrado Coração de Jesus do Chibuto e de Maria Auxiliadora em Pemba, através do projeto “Um Sorriso para ti” que já conta com quase uma década de implementação.

No último ano, este apoio ficou aquém das expectativas, tendo sido angariado cerca de 3.000 euros, quando em anos anteriores se angariava, pelo menos, o dobro deste montante.

A explicação reside no facto de os armistas terem destinado parte da sua contribuição para a pintura do Seminário de Cernache do Bonjardim. O valor dos donativos recebidos nas contas da ARM acabou por ser o mesmo, todavia dividido por estas duas causas. Ler +


Luís Manuel Cunha Gamboa

Luís Manuel da Cunha Gamboa faleceu em Lisboa, no dia 28 de julho de 2019, com 76 anos de idade. Residia em Tavira. As exéquias realizaram-se no dia 30, na Igreja de São João de Deus, na Praça de Londres, com celebração de Missa às 15 h 30 e cremação dos restos mortais no cemitério dos Olivais. Passaram pela igreja os armistas Santos Ponciano e Vítor Borges que apresentaram condolências à esposa e aos dois filhos. Estiveram presentes na celebração os armistas Armindo Henriques com a esposa e João Gamboa.

            O Luís Gamboa nasceu em Peraboa, Covilhã, e foi registado como nascido em 15-07-1943, mas de facto veio ao mundo em 21 de junho de 1943, dia de São Luís de Gonzaga, e por isso o nome de Luís, a que foi acrescentado o Manuel do irmão que o antecedera e havia falecido. Era um dos nove filhos do casal Flamina Caroça Cunha e António Francisco Gamboa.

            Após a escola primária, entrou nos seminários da Sociedade Missionária em 1955. Saiu e estudou Enfermagem em Coimbra, tendo sido enfermeiro, professor, sindicalista, diretor da Escola Superior de Enfermagem de Faro. Como testemunharam os filhos, no final da Eucaristia, revelou-se “competente, justo, pautado sempre pelos valores da humildade e simplicidade”.

            Teve sempre um forte sentido associativo. Em Eiras, Coimbra, foi “mordomo de festas, coordenava comissões, foi presidente do clube de futebol”. Era exímio pescador e participava em concursos. Em Tavira, presidiu a uma associação de pescadores e foi “amigo da ilha de Tavira”. Em Peraboa, foi organizador e animador dos convívios da família Gamboa. Na ARM participou mais assiduamente nos Encontros Nacionais dos anos de 2002 a 2008.

            O Luís Manuel da Cunha Gamboa foi recordado pelos filhos como “exemplo de sabedoria, competência, rigor”, como “pai e marido inigualável”, como “avô – o Avô Gamboa – que saía e conversava com os netos, jogava às cartas com eles, os deixava brincar com os seus porta-chaves e os ensinava a pescar, como fizera com os filhos…” Eu próprio e a Maria de Fátima o lembramos e à Maria Augusta, no encontro que todos os anos fazíamos em Tavira, em março, comendo uma refeição de peixe, às vezes assado por ele!

            Que Deus o tenha na sua presença, feliz e em conversa amena, em contemplação luminosa!

2 de agosto de 2019

a) João Gamboa


Encontro Regional de Trás os Montes

Vimioso

17 de Agosto de 2019

No dia 17 de agosto realizar-se-á o tradicional Encontro Regional de antigos alunos da SMBN, em Trás-os-Montes, concretamente em Vimioso, com o seguinte programa:

Agenda do dia missionário dos ex-alunos da Boa Nova, em Vimioso

  • Desde as 09h30 e até às 10h15 – Receção e boas vindas aos armistas e convidados no Adro da Igreja Matriz de Vimioso;
  • Desde as 10h30 e até às 11h30 – Inauguração do Museu Etnográfico do armista José Quina, na Rua das Freiras, em Vimioso;
  • Desde as 11h30 e até às 13h00 – Preparação para a Santa Eucaristia, presidida pelos Srs. Bispos D. Antonio Couto e D. José Cordeiro, coadjuvados pelo nosso Superior Geral, Padre Adelino Ascenso e outros sacerdotes presentes;
  • A partir das 13h00 – Almoço entre armistas e convidados.

Durante o almoço:

  1. D. Antonio Couto, falar-nos-á do que foi ser Missionário ad gentes e do que é ser Missionário na Diocese de Lamego e no País.
  2. D. José Cordeiro, falar-nos-á da sua ligação à Missão, aos Missionários em Angola e como isso o imbuiu de um espírito de fé, que o levou ao Seminário, a Padre e a Bispo.

O Superior Geral Padre Adelino falar-nos-á das Missões concretas de hoje, das dificuldades em ser missionário e o porquê da falta de vocações.

Presidente da ARM-Geral Fernando e o Presidente da ARM-Trás os Montes Gabriel, falar-nos-ão da atividade da ARM e da sua ligação com as missões.

Presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Dr. Jorge Fidalgo, estará connosco se a sua agenda o permitir.

Quem quiser usar da palavra sobre as Missões, do ano Missionário e ou de algum testemunho de missão ou vivências no Seminário, vai poder fazê-lo.

O almoço convívio terminará quando todos estiverem satisfeitos e quando não houver mais quem queira intervir na tertúlia Missionária.

Depois do almoço, visitaremos o Parque Ibérico de Natureza Turismo e Aventura (P.I.N.T.A).

Finalmente, votos de boa viagem de regresso e continuação em espírito Missionário na vida pessoal e profissional de todos os participantes.

Para marcações e informações, contactar o Presidente da ARM Fernando Costa e Silva através do Telemóvel 937 776 017, o Presidente da delegação ARM Trás-os-Montes Gabriel Carvalho através do Telemóvel 917 258 242 e/ou o Ajudante empenhado dos dois Presidentes, António Padrão através do 930 614 721.

Por favor façam a vossa inscrição o quanto antes, para os contactos que estão no mesmo anexo, para que se possa organizar da melhor forma possível o encontro.

a) Gabriel Santos Carvalho


Monumento à Missionação Portuguesa

D. António Barroso

Na última assembleia-geral, que se realizou a 19 de Maio de 2019, foi dado a conhecer aos presentes, que no dia 20 de outubro de 2019 será inaugurado o Monumento à Missionação Portuguesa e a Dom António Barroso, no Seminário de Cernache do Bonjardim. Os custos para a realização do monumento andam na ordem dos 100.000 €, valor que está a ser angariado junto de diversas entidades e particulares. A ARM, não querendo ficar de fora desta iniciativa, decidiu em assembleia geral, participar em pelo menos 1000 €. No próprio dia já foram recolhidos 440 €, sendo que aqueles que não estiveram presentes e o queiram fazer, podem fazê-lo agora, através da conta abaixo indicada:

IBAN:            PT50 0035 0121 00003894630 11

BIC/SWIFT:  CGDIPTPL

Não existe valor mínimo à participação. Quem desejar recibo poderá solicitá-lo através do e-mail: areginamundi@gmail.com, enviando os seus dados fiscais.

2019 - Encontro Anual da ARM

19-Maio-2019

Realizou-se no dia 19 de maio de 2019, em Cernache do Bonjardim, o encontro anual da ARM – Associação Regina Mundi, dos antigos alunos da SMBN, comemorando também  o 75.º Aniversário da sua existência (13-5-1944 a 13-5-2019).

A afluência de participantes foi muito pequena, fruto talvez da insuficiência dos anúncios tardiamente feitos. Muitos armistas neste mês de Maio têm muitas actividades, relegando para segundo lugar este evento.

Assim a comemoração do 75.º aniversário da ARM passou ao lado das suas vidas. Apenas se falou nele, mas nada se fez para que este evento fosse um marco histórico e relançasse o nosso entusiasmo para o futuro.

Deste encontro foi publicado no Facebook um pequeno vídeo que lhe serve de testemunho.

75.º Aniversário da ARM

(13-5-1944 a 13-5-2019)

Ao completar o 75.º Aniversário da ARM-Associação Regina Mundi, vimos dar os parabéns a todos os Armistas que ao longo destes anos lhe têm dado vida e sentido missionário.

Que a Rainha do Mundo continue a velar por ela e por todos os Armistas.


A R M

75.º ANIVERSÁRIO

13-Maio-1944 a 13-Maio-2019

A nossa Associação comemora este ano o seu 75.º aniversário. Aproveitemos este evento para dinamizar mais e melhor a nossa acção missionária em parceria com a Sociedade Missionária da Boa Nova a quem estamos intimamente ligados.


Encontro Anual da ARM

19-Maio-2019

Caros Armistas,

Como vem sendo habitual, no terceiro domingo de maio de cada ano, realizamos a nossa assembleia geral.

Portanto, no próximo dia 19 de maio, em Cernache do Bonjardim, realizar-se-à esse encontro de antigos alunos, com a particularidade de este ser o 75.º ano de ditos encontros.

Queremos convidar cada um dos participantes, se o tiver, a trazer para este encontro, fotografias, ou outros objetos que relembrem essa passagem pelos seminários da SMBN.

Brevemente será disponibilizado um formulário para que cada um possa fazer a sua inscrição, mas podem fazê-lo desde já, através deste e-mail, ou através do telefone 93 777 60 17.

É importante fazê-lo o mais brevemente possível, para poder ser organizado convenientemente o almoço.

a)Fernando Silva


Convocatória

 


Francisco Luís Afonso Lopes

15-5-2019

Caros Armistas. faleceu o antigo aluno Francisco Luís Afonso Lopes. Nasceu em 1946. Era natural de Carção, Vimioso e entrou 

no Seminário de  Tomar em 1957.O velório é amanhã, dia 16, quinta-feira, na igreja de Carcavelos a partir das 18.00 horas.

Recordamos, com muita saudade, o grande companheiro e animador numa viagem de Peregrinação à Terra Santa em Abril/Maio de 2011, tendo sido encarregado de fazer o relatório desse evento. Rezemos a Deus nosso Pai para que o receba na sua glória.

À família enviamos os nossos sentimentos.

a) Direcção

Paulo Jorge Moura Chaveiro

3-5-2019

Caros amigos… Para informar o falecimento de um antigo aluno, de nome Paulo Chaveiro, com entrada em 88/89 no Seminário de Cernache. O seu velório será hoje a partir das 19:00 horas em São João do Peso, concelho de Vila de Rei e o seu funeral amanhã às 11:00 na mesma localidade. Obrigado

Rezemos por este nosso irmão.

a) Sérgio Mendes


Dimas da Silva Nunes

29-4-2019

Faleceu no passado dia 29 de Abril, Dimas da Silva Nunes – Tarouca– Curso de 1958 – Tomar.

Seu funeral realizou-se no dia 1 de Maio. Peço desculpa pelo atraso no envio da notícia.

Paz à sua alma.

a) Direcção da ARM


Convento de Cristo - TOMAR

Depois dos Templários

23 de Março a 31 de Outubro de 2019

“Vivências quotidianas no Convento de Cristo após a extinção da Ordem, através da cultura material e documental”

De 23 de Março a 31 de Outubro do corrente ano, a Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Loures  e o Museu de Cerâmica de Sacavém levam a cabo uma exposição sob o tema em destaque.

A inauguração desta exposição decorrerá no dia 23 de Março pelas 15 horas e 30 minutos, no Museu de Cerâmica de Sacavém (Piso1).

Convidam-se todos os Armistas, que puderem,  a visitar esta exposição, até porque também contempla os 70 anos de vida da Sociedade Missionária das Missões Católicas Ultramarinas (SMBN) entre os anos de 1921 e 1991, período em que lá deixou a sua marca.

D. António Barroso

  

Acabamos de publicar (16/3/2019) o Boletim XXVI do Venerável D. António Barroso. Além de outras informações e fotografias dá conta da Homenagem que a Câmara Municipal de Barcelos prestou aos Missionários do seu Concelho.


50.º Aniversário da Ordenação Sacerdotal

de

Padre Manuel Jerónimo Nunes

Ocorreu no início deste mês de Março de 2019 este evento no Seminário da Boa Nova, em Valadares. O acontecimento foi de tal forma discreto que passou silenciosamente à margem das notícias da ARM. Desta lacuna nos penitenciamos e pedimos desculpa deste desleixo. Poderíamos ter uma boa reportagem deste nosso Amigo e Companheiro, como Superior Geral da SMBN e Assistente da Direcção da ARM.

Para preencher. de algum modo, esta lacuna, resolvemos publicar no nosso site, como homenagem, um opúsculo que em devido tempo recebemos deste nosso muito querido Padre e Amigo para que seja memória futura.

Ler +



Igreja Católica

Pouco se conhece e muito se crítica!!

VOCÊ SABIA ISTO SOBRE A IGREJA CATÓLICA?

Muitas pessoas não sabem que a Igreja Católica é a maior Instituição Caritativa do planeta. Se a Igreja Católica saísse da África, 60% das escolas e hospitais seriam fechados.

Quando a epidemia de AIDS(SIDA) estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer, as freiras da Igreja foram convidadas a cuidar dos doentes, porque ninguém mais queria fazê-lo.

No Brasil, até 1950, quando não existia nenhuma política de saúde pública, eram as casas de caridade da Igreja que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital.

A Igreja Católica mantém

Na Ásia:

1.076 hospitais;

3.400 dispensários;

330 leprosários;

1.685 asilos;

3.900 orfanatos;

2.960 jardins de infância.

Na África:

964 hospitais;

5.000 dispensários;

260 leprosários;

650 asilos;

800 orfanatos;

2.000 jardins de infância.

Na América:

1.900 hospitais;

5.400 dispensários;

50 leprosários;

3.700 asilos;

2500 orfanatos;

4.200 jardins de infância

Na Oceania:

170 hospitais;

180 dispensários;

1 leprosário;

360 asilos;

60 orfanatos;

90 jardins de infância

Na Europa:

1.230 hospitais;

2.450 dispensários;

4 Leprosários;

7.970 asilos;

2.370 jardins de infância

Independente de religião, é preciso reconhecer que a IGREJA CATÓLICA, julgada por não fazer nada, vive em ajudar o outro. Sabe por quê é julgada? Não se faz propaganda, porque não é um valor católico divulgar a caridade. Só sabe quem faz parte, quem é Igreja. Não leva atrás de si as TV´s.

Ainda assim, achei importante compartilhar…”

a) José Maria Costa Moreira  

Facebook
Twitter