Encontros Regionais

Os Encontros Regionais dos Armistas, que têm um impacto muito especial nas regiões onde se realizam, têm força carismática para manter forte a chama missionária.




 

Encontro da ARM em Bragança

23-8-2025

Não há reportagem oficial. Mas, como anunciado,  o encontro do Nordeste Transmontano, concretizou-se no dia 23 de agosto de 2025 no seminário diocesano de Bragança. Tudo correu de feição e contou  com a  presença de 24 armistas e familiares, entre eles, destacamos o representante da SMBN, Padre Jerónimo Nunes. A todos ficamos muito gratos pelas suas presenças.  Fizemos o nosso melhor.

A jeito de assembleia geral, pusemos à consideração dos presentes, se valeria a pena continuarmos com estes encontros. Todos manifestaram quererem continuar. Por nossa parte, vamos  tentar  fazer  melhor. A seu tempo indicaremos o local e data do nosso encontro de 2026.

a)António Padrão

Para recordar este encontro, aqui deixamos algumas fotos que nos foram enviadas pelo armista António Padrão:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

“Olá, companheiros Armistas.

Já lá vão muitos anos a organizar o nosso encontro ARM – Nordeste, que já não sei o que vos apresentar de diferente, para não vos cansar e contar com a vossa presença.

Este ano não tenho estado com muita inspiração para o nosso encontro, confesso.

Já não vamos para novos e o peso dos anos começa a pesar, mas o bichinho de vos reencontrar e nos reencontrarmos, não me larga, tem as raízes nos bancos e vivências, naqueles casas grandes, que foram nossas, por uns tempos e deixaram em mim e penso que em vós todos, raízes profundas de amizade, companheirismo, gratidão e uma fé que perdura, no meu caso, e penso no da maioria, até que a morte cerebral, me leve.

Aos que perderam a fé, a minha compreensão, estima, consideração e disponibilidade para conversar sobre esse assunto, assim, algum de vós, me solicite.

Hoje, dia 30 de julho de 2025, pela manhã, surgiu-me a ideia de realizarmos o nosso encontro ARM-Nordeste no seminário de Bragança.

Num telefonema com o representante da ARM no Nordeste, o Gabriel, este achou a ideia interessante e assim nasceu o dia do nosso encontro, 23 de agosto e o lugar para ele, o Seminário de Bragança.

O encontro tem como propósito: reencontrar ex-colegas, reviver memórias e expressar a gratidão pela formação recebida nos seminários da Boa Nova.

Assim, a agenda desse dia, 23 de agosto de 2025, será a seguinte:

09H30 – Acolhimento no Seminário de Bragança

10H00 – Reunião para falar de assuntos dos seminários e de recordações de vivências que lá tivemos e outros assuntos que julguem pertinentes.

11H45 – Missa na capela do Seminário de Bragança.

12H30 – Almoço no refeitório do Seminário de Bragança, com convívio e intervenções de quem o desejar.

Findo o almoço-convívio cada um regressará a suas casas, guiado pela Senhora da Boa Nova.

Aceitai o nosso convite com amor e carinho, que a todos dedicamos, aos que estão por estas terras e aos que nos visitarem.

Se incomodo alguém com este convite, as minhas sinceras desculpas, mas os que disserem presentes, merecem o nosso trabalho e disponibilidade, e tê-la-ão, enquanto tiver “engenho e arte” (Luís de Camões).

Ao vosso dispor.           Marcações até dia 19/08/2025.                Almoço 20€

António Padrão – 930614721

Gabriel – Delegado ARM. – Nordeste – 917258242

Soares – Presidente ARM. – Nacional – 913207689

Ao vosso dispor

“António Padrão


Cernache do Bonjardim

Encontro da ARM 8-12-2024

 

No passado dia 8 de dezembro, realizou-se em Cernache do Bonjardim mais um Encontro Regional no Seminário das Missões, também dedicado a Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Os armistas presentes participaram na Eucaristia e na Procissão que percorreu a localidade. Após o almoço de convívio no Seminário, como é habitual, efetuou-se a visita à Gruta de Nossa Senhora.

a) A direção


ENCONTRO DE VALADARES

Seminário da Boa Nova

10 de Novembro de 2024

Valeu a pena fazer o convite “Urbi et Orbi“. Compareceram armistas de Lisboa, Trás os Montes, da região de Cucujães e da região do Porto. Apesar do dia estar triste, havia muita alegria nos corações dos presentes.

Os trabalhos pré-anunciados, foram seguindo normalmente sob a orientação do Delegado vitalício, Francisco da Costa Andrade. Na introdução aos mesmos, depois duma breve introdução, cedeu o lugar ao armista, António Maria Pinto Padrão, para  apresentar o seu livro “Padrão Missionário da Boa Nova“. Nele trata do padrão erigido em Vimioso, em homenagem aos Missionários da Boa Nova. Como já foi noticiado, noutro local, esta obra foi da sua inteira responsabilidade. Os nossos parabéns.

Depois da Eucaristia, teve lugar o tradicional Almoço-Convívio, seguido das tradicionais castanhas assadas no cantinho do “Padre André”. O assador de serviço foi o Padre Zacarias, que com muita agilidade nos preparou boas e saborosas castanhas, regadinhas com uma óptima jeropiga.

A noite resolveu cair um pouco mais cedo do que o habitual e a malta lentamente começou a debandar para os seus lugares residenciais do dia a dia.

a) Quim Alves

 

 



 Campo de Víboras-Vimioso 18-8-2024

Os ex-alunos dos seminários da Boa Nova, do distrito de Bragança, realizaram um novo encontro no Domingo, dia 18 de agosto, na aldeia de Campo de Víboras, no concelho de Vimioso, durante o qual apresentaram o livro “Padrão Missionário da Boa Nova – Os seminários e a sua importância no teu percurso de vida”.

O encontro dos ex-seminaristas iniciou-se às 10h00, com a celebração da eucaristia, na igreja matriz de Campo de Víboras. Esta celebração foi presidida pelo missionário, padre Angusto Farias e concelebrada pelo antigo superior geral da SMBN, padre Albino dos Anjos e pelo pároco local, o padre Rufino Xavier.

Na homilia, o padre Augusto Farias, agradeceu à Associação Regina Mundi (ARM), a oportunidade do reencontro entre os missionários e os antigos alunos dos seminários das missões, um momento que permite “fazer memória do bem recebido nos seminários das Missões”.

Sobre o Evangelho, o missionário que celebrou 53 anos de sacerdócio, afirmou que “Jesus é pão porque é dom, é dádiva para o homem”.

“Sempre que tomamos o Corpo e Sangue de Jesus, no sacramento da Eucaristia, recebemos o próprio Deus e tornamo-nos divinos. E ser divino é ser diferente.”, disse.

Padrão Missionário em Vimioso

O sacerdote que foi missionário em Angola e atualmente é o diretor da Editorial Missões e da Escola Tipográfica, em Cucujães, prosseguiu dizendo que a missão de cada cristão é ser dom para os outros, nos vários espaços da realidade: na sociedade, na política, na cultura, no desporto, na família, no trabalho e na igreja.

“Por isso devemos interrogar-nos se a minha vida influencia a realidade à minha volta? O cristão tem que ser uma presença visível de Deus e fermento junto dos outros! Para que também os outros encontrem a caminho da felicidade plena que é Deus”, disse.

Após a celebração, seguiu-se a apresentação do livro ”Padrão Missionário da Boa Nova – Os seminários e a sua importância no teu percurso de vida”, da autoria de António Padrão.

“Na sequência da inauguração em 2023, do monumento aos Missionários da Boa Nova, no Campo de Víboras, decidi reunir testemunhos de vários ex-seminaristas. O propósito deste livro é fazer memória e agradecer a formação humana e espiritual recebida nos seminários das missões de Cucujães, Cernache do Bonjardim, Tomar, Fátima e Valadares”, explicou.

António Padrão recordou que durante o século XX, os seminários eram uma das poucas oportunidades que existiam para prosseguir os estudos, razão pela qual havia um grande interesse e afluência de jovens.

O livro inclui uma mensagem do bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida e reúne 15 testemunhos de personalidades que estudaram nos seminários da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN), entre os quais Artur Nunes, Quim Alves, António Padrão, António Emílio Pires, Francisco Costa Andrade, entre outros.

“A terceira parte do livro é da autoria do bispo emérito de Bragança-Miranda, D. António Moreira Montes e consiste num artigo científico sobre a história dos seminários em Portugal”, destacou.

O livro “Padrão Missionário da Boa Nova – Os seminários e a sua importância no teu percurso de vida”, inclui ainda uma listagem dos 599 alunos do distrito de Bragança que estudaram nos seminários da Boa Nova, entre os anos 1923 e 1996.

Na apresentação da obra literária, o missionário e padre, Augusto Farias, voltou a sublinhar a importância de recordar a história, para depois trabalhar na construção do presente e do futuro.

“Este livro também é um compromisso. Os ex-alunos da SMBN têm a missão de pôr-se ao serviço da sociedade e da igreja, na promoção do bem-comum, da justiça, da solidariedade entre os povos e na construção do Reino de Deus.”, exortou.

Os missionários da Boa Nova constituem uma Sociedade Missionária de Padres e Irmãos, fundada em Portugal, em 1930 pelo Papa Pio XI, dando-lhe o nome de Sociedade Portuguesa das Missões Católicas Ultramarinas.

Atualmente, esta comunidade de padres e irmãos missionários chama-se Sociedade Missionária da Boa Nova e trabalha em Portugal, Angola, Moçambique, Brasil e Japão. (HA)

Em formato vídeo, aqui têm algumas fotografias enviadas.


Encontro Regional de Valadares
12-11-2023

Mesmo com um verão de S. Martinho muito duvidoso, pois o amanhecer deste dia não augurava o melhor, os Armistas previamente promitentes ao encontro lá foram chegando ao largo da frontaria do Seminário da Boa Nova, em Valadares.

Abraços efusivos e alguns beijos entre os que já estavam e os que iam chegando foram distribuídos sem contabilização com perguntas sobre outros que não chegaram nem estavam previstos para este encontro. Apesar de tudo compareceram cerca de 30 armistas e familiares.

Pelas 11:00 horas reuniram-se numa das salas disponibilizados pelo Padre Zacarias, anfitrião deste encontro, numa breve assembleia com o propósito de pôr em dia os acontecimentos deste último ano. Esta reunião foi presidida pelo Armista Francisco da Costa Andrade. delegado regional do grande Porto, acolitado por um membro da Direcção da ARM.

Ao meio dia tivemos a Eucaristia celebrada pelo Padre José António Carvalho, em que houve boa participação na animação cantoral. Seguiu-se o almoço convívio, com abundante serviço de grelhados de franjo pica no chão e costeletas de porco ornamentados com batatas fritas, arroz e saladas. Seguiu-se o tradicional café. As castanhas e jeropiga foram servidas pelas 16:00 horas. E à medida que o tempo urgia cada um tomava o rumo que desejava, com uma breve despedida. Um abraço e até sempre.


ENCONTRO REGIONAL DA ARM NO

NORDESTE TRANSMONTANO 
19 DE AGOSTO DE 2023

INAUGURAÇÃO DO PADRÃO AOS MISSIONÁRIOS DA BOA NOVA

Chegou finalmente o dia 19 de Agosto de 2023.  Os participantes de perto e de longe (vindos de diversas partes do País, vão-se aproximando do local do evento. E assim à hora prevista deu-se início ao programa. A Festa começou. A Imprensa local esteve presente e fez a respectiva cobertura, da qual respigamos os seguintes textos:

Campo de Víboras:

Inaugurado “Padrão aos Missionários da Boa Nova”

(Terra de Miranda-Notícias, 21-8-2023)

No sábado, dia 19 de agosto, foi inaugurado na aldeia de Campo de Víboras, em Vimioso, um monumento dedicado aos Missionários da Boa Nova, uma obra realizada pelos antigos alunos, com o propósito de homenagear e agradecer a educação recebida nos seminários das missões.

A benção e inauguração do “Padrão aos Missionários da Boa Nova” foi presidida pelo bispo emérito, Dom António Montes.Na inauguração do monumento participaram cerca de 200 pessoas, entre eles, antigos alunos (e familiares) dos seminários da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN). Um destes alunos, António Padrão, informou que o monumento edificado na localidade de Campo de Víboras é fruto da vontade de vários antigos alunos que estudaram nos seminários de Tomar, Cernache do Bonjardim, Cucujães, Valadares e Fátima.

“Há 50 anos entrei para um dos seminários da Boa Nova, juntamente com outros companheiros. Com este monumento queremos agradecer aos missionários, a formação e a educação recebidas no percurso da nossa juventude e que foram tão importantes e úteis ao longo da nossa vida”, justificou.

António Padrão, como membro da Associação Regina Mundi (ARM) disse ainda que o monumento agora inaugurado, deve ser motivo de louvor, meditação e gratidão a Deus e a Nossa Senhora da Boa Nova.

O encontro dos antigos alunos da Boa Nova, no Campo de Víboras, contou com a participação online do bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida.

Na videoconferência sobre o “Impacto dos seminários das missões na formação dos alunos, dos territórios do nordeste de Portugal”, D. Nuno Almeida, afirmou que o encontro anual dos antigos alunos da Boa Nova é um motivo esperança.

“Os antigos alunos da Boa Nova receberam nos seminários dons espirituais, humanos e culturais, que são os tais bens que não envelhecem e constituem a verdadeira riqueza. Que o seu exemplo continue a inspirar as novas gerações”, disse.

Na cerimónia, em Campo de Víboras, marcaram presença o bispo emérito de Bragança-Miranda, Dom António Montes, o superior geral da Boa Nova, padre Adelino Ascenso, acompanhado dos missionários Augusto Farias e Luís Vieira e do presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, entre outras personalidades.

Na sua intervenção, o bispo emérito, Dom António Montes, referindo-se às mudanças ocorridas na sociedade e na igreja, realçou que embora os seminários atualmente não tenham tantos alunos como no passado, hoje a formação dos seminaristas é mais personalizada e aprofundada.

Por sua vez, o superior geral dos Missionários da Boa Nova, o padre Adelino Ascenso, numa alusão aos jovens evocou as recentes Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, e destacou que este acontecimento foi “um veio de esperança, que deve alimentar a igreja, sobretudo nos momentos de desânimo”.

Na sua intervenção, o superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN) agradeceu o gesto de homenagem dos antigos alunos, pela edificação do monumento dedicado a Nossa Senhora e aos missionários.

Sobre este encontro escreveu o nosso colega

Francisco da Costa Andrade, no Mensageiro de Bragança:

No próximo dia 19-8-2023, a Delegação do Nordeste Transmontano da ”ARM”, (Associação “Regina Mundi” dos Antigos Alunos dos seminários

da Sociedade Missionária da Boa Nova) vai realizar no Campo Víboras, concelho de Vimioso, o seu encontro anual, cujo programa deste ano terá o seu momento alto com a inauguração e bênção de um monumento em honra de Nossa Senhora Da Boa Nova e em homenagem e agradecimento à Sociedade Missionária pelo seu  inestimável contributo, dado ao longo de mais de um século, para o desenvolvimento daquelas terras, tanto através do enriquecimento e desenvolvimento cultural, como da formação religiosa, cívica e moral das muitas centenas de jovens transmontanos que tiveram o privilégio de passar pelas suas casas de formação.

A Sociedade Portuguesa das Missões da Boa Nova foi criada pelo Papa Pio XI em 1929, então com outro nome, com a  finalidade de preparar e formar missionários, para serem enviados para as colónias portuguesas de África, tendo depois expandido a sua ação, entre outros, para países como a Rodésia, o Brasil, Angola e o Japão, situação que se mantém na atualidade.

O seu campo de recrutamento de jovens candidatos a missionários cedo se alargou a todo o país, a maioria dos quais, (na qual, com muito orgulho e humildade eu me incluo), que não sobrevivia do longo, exigente e difícil período de formação de mais de doze anos, acabaria por ficar pelo caminho e regressar às suas terras, mas agora valorizados,  com formação e asas para outros voos, condições que, à época, por razões económicas, estavam ao alcance de muito poucos, mas que, quando bem aproveitadas, foram para muitos outros a rampa de lançamento que lhes permitiu atingir os mais altos patamares da sociedade na ciência, na arte, na cultura, na política e tantos outros, o que acabaria por se refletir no progresso,  na dignificação e no desenvolvimento das suas terras e das suas gentes.

Dentro deste prisma de observação, na minha qualidade de armista e de transmontano nordestino, o meu muito obrigado a todos os armistas e entidades que, reconhecendo a justiça, o interesse e a oportunidade da  construção deste magnífico monumento, tudo fizeram para que o sonho se transformasse na maravilha que está perante os nossos olhos.

Sem pretender correr o risco de ser injusto seja para quem for, nunca me perdoaria se não aproveitasse esta oportunidade para:

Em meu nome e de todos os antigos alunos, agradecer à Sociedade Missionária tudo o que, ao longo de quase um século, tem feito para abrir portas e dar asas aqueles que “sendo chamados não foram escolhidos”;

Dar um enorme abraço de parabéns pela dedicação, empenho,  pertinácia,  teimosia e, porque não dizê-lo, pelo enorme risco assumido pelo  armista, camponês dos quatro costados, a alma máter de todo este projeto, o meu caríssimo e grande amigo o Dr. António Padrão. Por seres quem és e como és, parabéns, António.

NOTA: Fizemos um pequeno vídeo com o material recebido para recordação deste evento ímpar.

Caros armistas:

Divulgamos o apelo do António Padrão, tendo em conta as atividades a decorrer no dia 19 de agosto em Campo de Víboras.

Participemos todos!

Boa tarde, Armistas.

Aqui vos deixo as informações para o dia 19 de agosto, no nosso encontro em Campo de Víboras.

Seguem várias fotografias que explicam a evolução do Monumento. Segue a agenda, o documento da inauguração com o que vai acontecer e o meu contributo/testemunho (em construção) para o Ebook. Espero que me enviem o vosso testemunho até ao dia 15 de agosto.

Dado que deverá estar muita gente na inauguração, agradeço que confirmem a vossa presença para poder diligenciar comida para toda a gente.

Tenho umas rifas se quiserem comprar e assim ajudar a pagar o que falta da obra. Agradecia.

Grato a todos e espero por todos.

António Padrão


CONVOCATÓRIA

Convoco a todos, para o dia 19 de agosto, para Campo de Víboras, para mais um encontro anual da ARM Nordeste, este ano com a aliciante de termos a inauguração do Padrão aos Missionários da Boa Nova [cf. foto anexo], como preito de homenagem aos Seminários das Missões pela educação/formação humana, religiosa e espiritual aí recebida.

Contamos que este dia seja memorável e impactante, para a difusão da Boa Nova de Jesus, para a Sociedade Missionária e, para a diocese de Bragança-Miranda.

Interceda por nós a Senhora da Boa Nova, cuja imagem vai ficar no nicho do monumento. Confiamos no vosso empenho, a ajuda monetária, a presença e oração, de todos os homens e mulheres de boa vontade.

D. Nuno Almeida, Bispo titular da Diocese de Bragança-Miranda, por impossibilidade de agenda, está connosco por videoconferência e, abrirá a sessão. Presencialmente, em sua representação está o Sr. D. António Montes Moreira, bispo resignatário. Está ainda o nosso Superior Geral, Pe. Adelino Ascenso e, uma representação de Padres das Missões.

Como em encontros anteriores o meu empenho é total, mas o sucesso deste evento depende de todos e cada um de vós. Todos seremos poucos, mas juntos iremos mais longe.

Do programa saliento:

10.00h – “Os Seminários das Missões e o seu impacto na formação dos alunos dos territórios do Nordeste”, e de outros lugares, conferência moderada pelo Pe. Manuel Vilas Boas, com um variado leque de palestrantes.

12.00h – Missa e inauguração do Padrão aos Missionários da Boa Nova.

13.00h – Almoço convívio, com tertúlia.

Até lá peço-vos para escrever uma folha A4, no máximo duas, sobre “os Seminários das Missões e a sua importância no teu percurso de vida”, para organizar um livro digital, com todos os contributos, para posteriormente fazer uma publicação convencional.

Conto com o contributo de todos, agradeço que me façam chegar as vossas reflexões, uma semana antes do encontro, para nesse dia vos fornecer o “link” do livro “online”.

Saudações Armistas

António Padrão

Mail: antonio-padrao@hotmail.com



Encontro Regional de Valadares

13-11-2022

O dia nasceu cheio de sol e boa temperatura, (não estivéssemos em época de S. Martinho). A partir das 10.00 horas começaram a aparecer no recinto junto da porta principal  do Seminário da Boa Nova, Valadares, muitos participantes com  suas famílias ansiosos pelo anunciado e tradicional

convívio armista que timidamente se vem retomando após (ou não) pandemia do Covid-19. Houve reunião (mini assembleia) em que o Delegado da ARM da região do Porto, Francisco da Costa Andrade, entre outros assuntos, lembrou  a sua nomeação como Delegado há precisamente 40 anos (mas irá ficar mais outros 40, apesar da sua insistência em reformar-se!). De seguida falou o novo Presidente da ARM apresentando a sua perspectiva sobre a situação actual da nossa Associação.  Foi dada a palavra ao Senhor Padre Farias que,  em nome da SMBN,  fez a parte informativa habitual.

Seguiu-se a Eucaristia, muito animada pela assembleia participante,  em que assistimos ao juramento missionário de mais 4 elementos africanos da Sociedade Missionária, presidida pelo assistente P.e Luís Castro. Veio o almoço com a animação e todos os contornos dos encontros dos mais variados cantos: Lisboa, Cucujães, Porto,, etc. Aos responsáveis pelo almoço, que estava muito saboroso,  o nosso muito obrigado.

Pelas 14.50 HH, o Senhor Padre Anselmo Borges, brindou-nos com uma lição sobre  “Neotenia”: (Nascemos permaturos, inacabados e vámo-nos fazendo ao longo da nossa existência e morremos inacabados…” Quereis saber mais? O tema será desenvolvido no próximo dia 12-11-2023 (Promessa feita….).  Quem tiver curiosidade e quiser, apareça naquela data em Valadares. Serão todos muito bem recebidos, como é habitual.

Seguiu-se a magusto já com o céu a toldar-se. O Padre Zacarias e seus acólitos apressaram-se a assar as castanhas transmontanas (eram muito boas) que foram comidas e regadas com uma boa pinga, já com a chuva a cair abundantemente. Logicamente os participantes começaram a sua debandada, rumo às suas residências. Em cada um que partia ficou a palavra: até ao próximo ano, se Deus quiser.

Quim Alves


Encontro Regional de Valadares

14-11-2021

O mesmo aconteceu hoje no seminário da Boa Nova, Valadares, conforme havíamos anunciado. Um dia excelente, tendo comparecido 25 armistas, que celebraram com alegria o reencontro, após dois anos de pandemia do Covid-19. Nada de abraços e beijos, mas sim muitas saudações. Houve um almoço excelente oferecido pelo Seminário e, pelas dezasseis horas, castanhas transmontanas, muito boas,  acompanhadas por saborosa jeropiga. Tudo isto organizado pelo Delegado da ARM, Francisco da Costa Andrade, que nos deixou no ar o seu pedido de substituição.


Encontro Regional de Valadares

12-11-20

Lamentando as limitações impostas pela gravíssima situação sanitária que assola todo o país, desencadeada pelo COVD-19, a Delegação da ARM de Valadares que esperou até ao limite do razoável para ver se haveria  condições para realizar a reunião anual regional no Seminário de Valadares, atendendo à grave crise sanitária que atravessamos, unicamente por razões de saúde e segurança, ainda que com imensa pena,  consciente de  que seria imprudente e muito arriscado realizá-la decidiu não realizar o encontro deste ano.

Com fé e esperança de que, no próximo ano, tudo possa voltar ao “seu normal” para todos as mais calorosas saudações armistas.

a) Francisco Costa Andrade


Encontro Regional da ARM – Bragança

agosto 2020

Vimos por este meio comunicar que a Delegação Regional de Bragança,  este ano, marcado pela pandemia que teimosamente continua a pairar sobre nós, depois de auscultar a opinião da Direção da ARM, não irá promover o tradicional encontro regional/anual.

Estivemos até à última para ver se ainda podíamos ou não agendar o referido encontro. Mas concluímos que, atendendo ao descontrolo que ainda existe relativamente ao COVID19, e aos condicionalismos e orientações/obrigações impostas à população em geral, pela DGS sufragada pelo Governo, é nosso dever e obrigação contribuirmos na mitigação da propagação deste vírus.

É importante neste momento e nesta altura do ano contribuirmos, para bem de todos nós, na salvaguarda da nossa saúde e consequentemente na saúde de todas as pessoas.

a) Gabriel Carvalho


Encontro Regional de Valadares

10-Novembro-2019

Num dia pouco convidativo a sair de casa, a partir das 10 horas, os corajosos lá foram aparecendo no largo da frontaria do Seminário da Boa Nova, em Valares, para mais um encontro, entre amigos e famílias armistas. Pelas 11 horas realizou-se a habitual palestra de actualização de informações de factos já passados.

O presidente da Direcção que esteve presente anunciou alguns acontecimentos que se vão realizar, entre eles, um encontro sobre a vida dos Templários que terá lugar no dia 7 de Desembro no Convento de Cristo, a partir das 14.30 horas no salão do celeiro (?), antiga capela do seminário.

O número de participantes não foi grande, como tem sido habitual. Tivemos a Eucaristia ao meio dia, tendo-se presente o sufrágio dos armistas falecidos este ano. Seguiu-se o Almoço, como sempre bem servido pelo Seminário e muito ruidoso, seguido de uma pausa com café.

Às 14.30 horas tivemos uma conversa amistosa, em jeito de conferência com o Padre Anselmo sobre pontos específicos do seu livro “Conversas com Anselmo Borges”, a que já nos havíamos referido neste site, em notícia anterior.

Seguiram-se as castanhas pelas dezasseis horas acompanhadas com uma razoável jeropiga.  Depois foi a despedida com um até breve.


Encontro Regional de Trás-os-Montes

Vimioso  –  2019

Como sabem, no passado dia 17 de agosto tivemos o nosso encontro em Vimioso.
Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre as quais o Sr. Dom José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, o Padre Adelino Ascenso, Superior Geral da SMBN, o Padre Farias, missionário da SMBN, o Dr. Artur Nunes, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro e o Fernando Silva, presidente da ARM – Associação Regina Mundi.

Um incidente de última hora não permitiu que cumpríssemos neste encontro um dos pontos em agenda – a inauguração do Museu etnográfico do José Quina. Apesar disso, correu tudo bem, com muita alegria e descontração.

O Senhor Dom António Couto, bispo de Lamego, que estava para participar neste encontro, também não conseguiu estar presente.

Parabéns ao António Padrão que organizou este encontro e um bem-haja a todos os presentes, principalmente àqueles que se deslocaram de mais longe.

As fotografias enviadas já foram publicadas no facebook e aqui as têm em formato vídeo no Youtube como habitualmente.

a) Sérgio Cabral


Encontro Regional da ARM

Seminário da Boa Nova, Valadares 11-11-2018

S. Martinho desta vez prendou-nos com um dia muito feio, frio e chuvoso. Apesar disso a malta armista fez questão de marcar a sua presença neste nosso encontro. Não teve medo.

Tudo correu no seu normal, incluindo a mini reunião e a Missa da comunidade. A excepção foi o magusto, que teve que ser feito no interior, utilizando o fogão da cozinha do Seminário.

As fotografias alusivas, de fraca qualidade, aqui estão ao vosso dispor.


ENCONTRO REGIONAL DA ARM

EM TRÁS-OS-MONTES – VIMIOSO – 2018

No dia 18 de agosto e 2018, pelas 10:30 horas, na Praça Eduardo Coelho, em Vimioso, começou o nosso encontro anual da ARM.

Todos os caminhos nos levavam ao largo frontal à Câmara Municipal de Vimioso.

O António Padrão, fazendo-se acompanhar do Senhor e Reverendíssimo Superior Geral Padre Adelino Ascenso, que foi buscar ao Paço Episcopal, em Bragança, foi dando as boas vindas aos armistas e familiares.

Como diz o António Padrão, de Bragança a Vimioso, manteve uma conversa apaixonante com o nosso Superior Geral, que sabe escutar e aconselhar.

E continuando a narrativa do Padrão “Chegados a Vimioso, logo começamos a sentir o ambiente de encontro, já com várias presenças. Amenas cavaqueiras, encontros e reencontros, senti no semblante dos presentes enorme alegria e expetativas para o decorrer do encontro e sede de encontrar referencias conhecidas dos anos passados nos seminários, esse é o espírito destes encontros, contribuir para recordar o passado, nos seminários e dos colegas”.

O Padrão, organizador e responsável por toda a logística do nosso encontro, deu cumprimento ao programa e dirigiu a “Família” ao Museu Etnográfico de Vimioso, que alude ao contrabando, transumância e mobilidade de pessoa e bens no concelho de Vimioso, entre Portugal e Espanha, durante séculos. Foi exibido um filme bem elucidativo que documentou os presentes com imagens bem esclarecedoras que jamais esquecerão.

À saída do museu demos as boas vindas ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda que este ano, a convite do nosso Superior-Geral nos presenteou com a sua presença.

Aproximava-se a hora da Eucaristia e já o José Quina ensaiava os cânticos para a Celebração da Liturgia. O maestro dirigiu a orquestra tendo no piano o António Mourinho e no coro, entre outros armistas a Azucena Susy.

Presidiu à Santa Eucaristia, concelebrada pelo Senhor Superior Geral e Senhor Padre Aires do Nascimento, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda. Durante a homilia fez alusão às Missões da Sociedade Missionária em Angola, tendo confidenciado que, se não tivesse vindo para Portugal, seria provavelmente missionário da Boa Nova, porque nasceu em Vila Nova de Seles, em Angola, onde a Sociedade Missionária tinha uma grande implementação.

Finda a Santa Eucaristia e antes de rumarmos ao restaurante Autentisereia, em Algoso, reunimos a “Família” na escadaria da Igreja Matriz de Vimioso onde foi tirada a foto  que simboliza e recorda o Encontro Regional da ARM em Trás-Os-Montes – Vimioso – dia 17 de agosto de 2018.

O almoço decorreu em conformidade com o programado pelo nosso organizador e “maestro” do encontro – António Padrão.

Ao todo – armistas, familiares, Padres da SMBN e Bispo de Bragança-Miranda – éramos meia centena – 50.

A refeição foi do agrado de todos. Houve conversa, diálogo e alguns discursos de agradecimento e de incentivo a mantermos viva, unida e crescente a FAMÍLIA DA ARM E DA SMBN.

Não vamos aqui referenciar o nome dos presentes porque todos nós, comparecemos porque queremos, gostamos e sentímo-nos bem.

A FAMÍLIA está a aumentar. É evidente que muitos mais gostariam de estar presentes, mas temos de saber compreender a sua ausência, porque para alguns o encontro, no terceiro sábado do mês de agosto, é a data mais apropriada, mas para outros não lhes é propícia.

Assim bem quem pode e quer e compreendemos as ausências.

Para os que tinham de rumar ainda bem longe, como o caso do Armindo Henriques, esposa e Senhor Padre Aires demos a palavra ao Presidente da ARM que no uso dela nos atualizou das últimas atividades. Seguiu-se o Senhor Superior Geral que nos noticiou os últimos acontecimentos da SMBN e nos deu um grande alento para continuarmos VIVOS e UNIDOS e sabermos sempre ESCUTAR.

Finalmente usou da palavra o convidado do Senhor Superior Geral e nosso –  O Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, que agradeceu o convite e deu-nos os parabéns por mantermos ACESA A CHAMA E O ESPÍRITO QUE RECEBEMOS NO SEIO DA SMBN e fez questão de evidenciar que quando queremos tudo está ao nosso alcance.

Estou convicto que conquistamos mais um ARMISTA.

O José Quina teve a amabilidade de convidar o nosso Superior-Geral e o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom José Cordeiro a visitarem o Museu, ainda em construção, “Ao Abrigo da Atalaia” na sua casa em Vimioso.

Quem não se despediu, nessa hora, rumou ao Castelo de Algoso, onde fizemos uma “visita guiada” pelo nosso incansável organizador António Padrão.

Finda esta foi a vez de nos despedirmos dos nossos dirigentes da ARM – Fernando Silva e Sérgio Cabral, acompanhados das esposas, que rumaram em direção a Braga onde tinham ainda um compromisso a cumprir e dos demais armistas que quiseram e fizeram questão de estarem até, como se costuma dizer, “Tocar às Trindades”.

O encontro foi agradável, diversificado e ficou o desafio para o próximo encontro anual a realizar no dia 17 de agosto de 2019.

Termino com um agradecimento muito especial a todos os armistas e familiares porque foram e são eles que tornam realidade os nossos encontros.

Finalmente ao Reverendo Senhor Padre Aires do Nascimento, ao Reverendíssimo Senhor Superior Geral, Padre Adelino Ascenso e ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, o nosso sincero agradecimento por nos honrarem e presentearem com a sua presença.

a) Gabriel Carvalho

Nota: Fotos publicadas em vídeo.


Encontro Regional de Cernache do Bonjardim

8-12-2017

Concretizou-se o anunciado encontro de Armistas no Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim em 8 de Dezembro de 2017. As saudades de muitos vieram ao de cima e lá estiveram vivendo as suas memórias e encantos, apesar do tempo cinzento que se fez sentir naquelas paragens.

Foram batidas algumas fotografias, que estão de nosso posse. Delas fizemos como habitualmente: um vídeo.


Encontro Regional de Lisboa

18 – 11 – 2017

Em 18 de Novembro de 2017, cumpriu-se mais uma vez o Encontro Regional de Lisboa, tendo como ponto da concentração a Igreja de São João Baptista do Lumiar.

Esperamos que nos seja enviado a reportagem a que o evento tem direito. As fotografias que nos chegaram do Armindo Henriques aqui estão.


Encontro Regional de Valadares

12-11-2017

Realizou-se hoje, dia 12 de Novembro de 2017 o encontro regional de Valadares. Pelas 10.00 horas começaram a chegar os armistas, formando um grupo de cerca de 50 pessoas. De seguida houve lugar a uma tradicional assembleia, muito participada, onde não faltaram agradáveis caras novas, dando vida e alegria a este evento.

Celebrada a Eucaristia Dominical, seguiu-se o almoço convívio. Depois do café, tivemos a amabilidade do Padre Anselmo Borges, que dissertou sobre o seu último livro, dedicado ao Papa Francisco com o título “Desafios à Igreja e ao Mundo”.

Pelas dezasseis horas atacaram-se as belas castanhas, regadas com jeropiga, que o Costa Andrade adquiriu lá por terras de Trás-os-Montes. Foi um regalo.

Deste encontro aqui deixamos algumas das muitas fotografias que foram tiradas.


Encontro Regional de Trás-os-Montes

Miranda do Douro – 12-Agosto-2017

A DELEGAÇÃO REGIONAL DA ARM DA REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES

Levou a cabo no dia 12 de agosto de 2017 o encontro regional da ARM na cidade de Miranda do Douro com um total de 38 pessoas.

O nosso anfitrião – Artur Manuel Rodrigues Nunes – Presidente da Câmara de Miranda do Douro – recebeu-nos com a honra e dignidade que já há muito lhe reconhecemos.

Levou-nos aos Paços do Concelho e fez questão de usar a Capa de Honras Mirandesa onde nos deu as boas vindas e proporcionou-nos um dia inesquecível destes nossos encontros em terras mirandesas.

Presenteou-nos com uma recordação alusiva às terras e gentes mirandesas.

Depois encaminhou-nos para a Sé de Miranda do Douro ou Catedral de Miranda do Douro guiando-nos pelo museu da catedral onde explicou alguns restauros e nos fez a alusão ao Menino Jesus da Cartolinha.

O Exm.º e Reverendíssimo Superior Geral da SMBN – Padre Adelino Ascenso – não pôde, este ano, presentear-nos com a sua presença, mas atempadamente, deu a sua justificação. Não tivemos a presença de nenhum Padre da SMBN, mas não deixamos de fazer a celebração da Palavra com a participação e adesão voluntária e espontânea do Dr. António Cordeiro – advogado em Vimioso – ex-seminarista de Bragança e ordenado, recentemente, diácono pela diocese de Bragança.

O evento continuou com o almoço servido no restaurante Santa Cruz.

E de seguida o nosso anfitrião encaminhou-nos a uma visita ao Museu da Terra de Miranda onde revivemos parte do nosso passado. Visita que recomendo.

Finalizamos o nosso encontro com um passeio no Cruzeiro Ambiental do Parque Natural das Arribas do Douro – pelo Douro acima e Douro abaixo – servido com um Porto de honra e uma exibição de aves de rapina no recinto do Parque Natural do Douro Internacional.

Obrigado ao António Padrão que, incansavelmente, coadjuvou o nosso anfitrião Artur Nunes e viabilizou com um grande êxito este encontro-confraternização.

Um bem-haja a todos os que puderam e quiseram estar presentes porque só assim é viável mantermos viva a chama que nos une, nos motiva e alenta. Obrigado também a todos os que não puderam estar presentes e que fizeram questão de justificar a sua ausência. O nosso Presidente da ARM – Fernando Silva – e demais membros da direcção não puderam também presentear-nos com a sua presença, mas atempadamente, a sua ausência foi justificada. A todos foi relevada a falta. Um abraço a todos.

a) Gabriel Carvalho

NOTA: Fotos enviadas.


Encontros Regionais de 2016

2016 – Cernache do Bonjardim

Realizou-se no passado dia 8, dia da Imaculada Conceição, no Seminário de Cernache do Bonjardim, mais um Encontro Regional da ARM-Antigos alunos da SMBN.

Depois da chegada de todos aqueles que quiseram participar, o encontro iniciou-se com a Missa ás 11.00h, celebrada pelo Sr. Pe. Amadeu, e concelebrada pelos Pe. Castro Afonso e Pe. Paulo Jorge (pároco de Cernache do Bonjardim).

Seguiu-se a procissão percorrendo, como habitualmente, as ruas da vila, com regresso à igreja do Seminário.

Pelas 13.00 horas foi servido servido o almoço, seguindo-se uma revisita às camaratas, salas de estudo, biblioteca, à quinta e demais sítios, por onde passamos os nosso dias enquanto seminaristas.

Não faltou a habitual ida à Gruta e a foto junta à imagem da Imaculada Conceição, que fazia 25 anos da sua inauguração.

À SMBN e especialmente ao Sr. Pe. Amadeu, o nosso muito obrigado pela amabilidade com que sempre nos tem recebido.

a) Direcção da ARM



Facebook

Twitter