Notícias de 2011

UM SORRISO PARA TI

Avaliação 2011

1. Agradecimento: A equipa missionária de Malema e Nataleia quer agradecer à ARM e a todos os armistas contribuintes de Um Sorriso para Ti. A vossa oferta foi imensamente útil para vós e para nós. Agradecemos especialmente à família Ana-Ponciano que nos visitou no ano passado. As imagens que levaram na máquina e no coração falam mais do que as nossas palavras.

2. Mudanças na equipa: A actual equipa de Malema é herdeira de uma equipa missionária muito comprometida com crianças, jovens e educação. Os padres José Alexandre e João Baltar facilitaram a muitas crianças e jovens o acesso ao estudo, pagando matrículas e materiais escolares e até criando escolas comunitárias e construindo edifícios escolares. Foi com eles que se iniciou em Malema o projecto Um Sorriso para Ti.

Aos padres Jerónimo e Luís Figueiredo que assumiram estas paróquias em 2011, coube-lhes dar continuidade dentro das suas possibilidades.

3. Dificuldades: Atender a multidão de crianças que batem à nossa porta é imensamente chato. Mais difícil é discernir as histórias fantasiosas das verdadeiras. Como estas crianças são de imaginação criativa!…

Por exemplo: demorei algumas semanas a descobrir que uma das pedintes diárias (inscrita no programa) andava a juntar as pequenas ofertas para comprar uma bicicleta. Era a vaidade e não a ecessidade que a movia. Infelizmente a vaidade levou-a longe de mais. Apareceu grávida, abandonou a escola e os sorrisos que ainda tínhamos para lhe dar. Não a conseguimos curar. Mas não é a única abandonar o pograma. Aqui os jovens casam cedo.

Fazem as asneiras e mudam-se para outros lugares. Senti-me gravemente ineficiente na gerência do programa. O dinheiro resolve quase tudo menos o principal: a formação da pessoa (se dinheiro resolvesse, vossos filhos não teriam problemas…). Mas, muitas vezes, também é exactamente pela falta do necessário que crianças se prostituem. Malema está cheia disso. É neste terreno que nos tocou semear.

4. Novidade em Malema: Uma parte do vosso dinheiro foi investido num plano que ainda está em gestação. A equipa missionária resolveu optar por outra forma de ajuda: criar uma “escolinha” na Vila de Malema para crianças de 2 a 6 anos. O Padre Luís Figueiredo trouxe a experiência de Pemba e as Irmãzinhas da Imaculada Conceição estão dispostas a investir na direcção e orientação da escolinha.

O objectivo é promover o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida: aprendizagem da língua portuguesa e iniciação à vida escolar. Assim combatemos a actual onda de analfabetismo em crianças arriscadas a fazer a 5ªa classe e até muito mais sem saber ler. No ano de 2011 levantámos 3 salas amplas que serão terminadas em 2012. Algum do vosso dinheiro está naquelas paredes.

Para a sua sustentação contamos com ajuda do estado moçambicano, dos pais que puderem pagar e com a vossa generosidade.

5. Dentro do esquema tradicional “Um Sorriso para Ti”, conseguimos ajudar 45 crianças e jovens de acordo com as suas necessidades; matrículas, uniforme escolar, materiais escolares e até ajuda para alimentação de órfãos.

6. Quais foram os resultados?

Aqui quase todas as crianças passam de classe, não será esse o nosso critério de avaliação, porque não significa que saibam ler, escrever e contar. Quase todos os apoiados passaram de classe.

7. Entre os casos de sucesso visível apoiámos:

– O jovem Augusto, órfão de pai, cuja mãe adoeceu e faleceu em 2011, foi ajudado a terminar o seu curso de professor. Em 2012 está a trabalhar.

– O jovem Adolfo, órfão de pai e mãe, terminou o curso de carpinteiro com a 10ª classe na Escola Profissional de Malema (da Igreja). Em 2012, está trabalhar e continua os estudos em Nampula.

– Outros dois jovens que terminaram a 10ª classe entraram para o Seminário da Boa Nova. Quem vai dar continuidade à sua formação é a SMBN.

8. Quem recebe mais ajuda são os alunos da escola secundária. Por não ser escolaridade obrigatória, exige dos alunos fotocópias, uniforme de escola e desporto, contribuições para melhorar a escola. No entanto, muitos pobres vêem nesse nível escolar o caminho para o futuro e nós investimos neles, apesar da escola secundária não garantir qualquer emprego, só acesso à universidade que a maioria nunca fará.

9. Neste ano passarei dois meses em férias, meu substituto será o Sr. Padre Luís Manuel Nunes Figueiredo que poderá ser ajudado pelo jovem estagiário Proença Tonito Sabonete que, por ser macua, pode entender melhor as crianças e ajudá-las a crescer.

10. O futuro também depende de vós: Contamos convosco e esperamos que os vossos sorrisos continuem a chegar a Malema.
Apesar de alguns saírem daqui e abandonarem os estudos (por casamento precoce ou outros problemas pessoais), estamos a apoiar 40 crianças.

Malema, 25 de Março de 2012

a) P. Jerónimo Nunes

                                                        *************************

Notas sobre as crianças na Vila de Malema
Deixaram-nos em 2011 sem deixar endereços:

                                              População: 25.000 habitantes

População escolar da vila: 10.000 pessoas: 6.500 crianças (primária) e 3.500 na secundária

Rácio: O Distrito de Malema tem 60.000 alunos e 900 professores o que dá 67 alunos por professor. Na escola primária cada sala tem, no mínimo, 60 alunos. EP2 (primária de 6ª e 7ª classe): mínimo 75 alunos. Na secundária, este ano, o mínimo: 90 alunos e máximo de 117. Sala de computadores: 10 computadores.

A Igreja tenta dar uma educação diferente na EPM : Escola profissional de Malema

Está calculada para 25 alunos por turma (1º a 3º). De facto, em 2011, começou com 75 alunos e terminou com 64 (doenças, desistências..)

Não há livros nem para o professor nem para os alunos. O professor vai à Biblioteca da escola e escolhe o livro que adopta. O aluno é obrigado a ir lá consultar.

Só tem livros do professor para as disciplinas técnicas. Mesmo assim falta um que seria essencial.Tecnologias de carpintaria ( se alguém encontrar um por aí seria uma beleza).

A escola tem sete salas: 4 para aulas, sala de informática e duas salas de prática de carpintaria manual e de máquinas (embora seja um só salão, está dividido em duas partes, podem trabalhar duas turmas ao mesmo tempo).

Professores: O estado disponibilizou 6 professores para estarem na nossa escola a tempo inteiro.

Disciplinas da EPM: Física, química, gestão de recursos, noções de contabilidade, informática, matemática, desenho, legislação laboral, higiene do trabalho, Português, Mundo actual, educação física, biologia, tecnologia, orçamentos, Moral e cívica, ciências histórico – geográficas, inglês, práticas simuladas.

Centro catequético e futura escolinha para crianças de 2 a 6 anos.

Em 2011 reabilitámos o centro de formação (encontros de fim de semana) que fará parte da futura escolinha. Para esta construímos 3 novas salas que vamos terminar logo. Ficarão para mais tarde anexos importantes: cozinha, serviços sanitários, água e armazém. 


S. Nuno de Santa Maria

Em Abril de 2009, em Lisboa na Junta de Freguesia de Santo Condestável, foi feito, pelo Senhor Prof. Doutor Padre Aires do Nascimento, o lançamento do livro sobre o figura ilustre de S. Nuno de Santa Maria (D. Nuno Álvares Pereira), Condestável de Portugal.

Desta efeméride foram-nos confiadas algumas fotografias para recordar

esses momentos: – S. Nuno de Santa Maria


P. Jerónimo postou em 4 de Maio de 2016 este vídeo muito, muito interessante sobre o Pai nosso cantado com diversas equipas africanas:

Pai nosso em línguas africanas

BÊNÇÃO APOSTÓLICA DE BENTO XVI PARA A ARM

Facebook
Twitter